TIRAGEM: laboratório de livros

Projeto de extensão da Universidade Federal da Bahia, a Tiragem: Laboratório de Livros é um coletivo formado por artistas, designers, professores, estudantes e egressos da Escola de Belas Artes que compartilham o interesse em investigar o objeto Livro e suas infinitas possibilidades. Nos interessa a atitude gráfica presente nas publicações de caráter experimental, realizadas de modo colaborativo, com foco no processo e nas artesanias. Prezamos pela construção de narrativas gráficas que forcem os limites tradicionais da produção editorial. Somos uma plataforma de lançamento de projetos locais e buscamos construir uma rede ativa entre a academia e os produtores editoriais contemporâneos da cidade de Salvador, Bahia. 

Outra característica do grupo é o embricamento entre materialidade e imaterialidade, um dos principais critérios norteadores dos projetos realizados pelo coletivo. Acreditamos que o livro é uma interface potencial para promover conexões entre informações analógicas e digitais. Deste modo, integramos em nossa prática técnicas de reprodução serial mecânicas, trabalhos artesanais, interatividade digital, entre outras tecnologias tradicionais e contemporâneas.

Somos uma editora universitária de livros experimentais, e buscamos construir uma rede ativa entre a academia e os produtores editoriais contemporâneos da cidade de Salvador, Bahia. Neste sentido, propomos investigar e promover os saberes envolvidos neste tipo de produção, além de realizar ações articuladas de ensino, pesquisa e extensão que possibilitem trocas de experiências com especialistas em novas tecnologias, acadêmicos, escritores, mestres e artistas gráficos, locais e de outras regiões do país e do mundo.

Tiragem: Laboratório de Livros
novembro/2015